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Title: Acelerando negócios no Brasil: um estudo comparativo entre aceleradoras de impacto e tradicionais
Place of publication : São Paulo, SP
Year: 2019
Language: pt_BR
Abstract: Diversos autores têm examinado o papel dos negócios de impacto, definidos como empresas híbridas que objetivam solucionar necessidades e demandas sociais e/ou ambientais da sociedade, enquanto se mantêm economicamente rentáveis. Para tal, em seus primeiros anos de operação, um grande número de startups de impacto procura por aceleradoras a fim de serem suportadas em sua busca por geração de impacto social. No entanto, ainda há poucos estudos que visam entender como a aceleração de impacto se diferencia do modelo de aceleração tradicional e como tais fatores são percebidos pelas startups. Nesse sentido, o presente estudo realizou uma comparação entre as aceleradoras de impacto e as tradicionais, que são voltadas a startups de foco mais amplo. A metodologia empregada foi de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, cuja principal técnica de coleta de dados deu-se por meio de entrevistas em profundidade realizadas pessoalmente com aceleradoras e empreendedores que passaram por programas de aceleração. Os resultados sugerem possíveis diferenças entre os dois tipos de aceleradoras, com reflexos para o entendimento sobre como podem gerar benefícios aos empreendedores. Primeiro, por serem mais orientadas à missão de resolver problemas sociais complexos, as aceleradoras de impacto tendem a ter mais ênfase na intencionalidade do empreendedor, fator que se inicia no processo de seleção das startups. Essa maior tendência a ter mais atenção nos empreendedores se explica pois as aceleradoras tentam garantir que eles estejam realmente conectados a seu propósito. Assim, em vista de seu objetivo híbrido, as aceleradoras de impacto demandam maior engajamento presencial dos empreendedores durante a aceleração, principalmente na construção de KPIs (Key Performance Indicators) de impacto e na busca por equilíbrio entre missão e sustentabilidade financeira. Estes achados contribuem à literatura de empreendedorismo social e aceleração de negócios, bem como aos profissionais da área que objetivam ampliar seu conhecimento acerca do tema e compreender possíveis elementos para melhoria de performance.
Length, Pages or Duration: 60 f.
Description or synopsis : Several authors have studied the role of social impact-oriented businesses, defined as hybrid enterprises that aim at solving social/environmental needs of society, while remaining economically profitable. In order to achieve these goals, during their early years of operation, a large number of startups pursue accelerators to increase the likelihood that they will succeed. However, there is scarcity of research trying to understand how the social impact-oriented accelerators differ from the traditional acceleration model and how these factors are perceived by the startups. In this sense, the present study made a comparison between the impact accelerators and the traditional ones, which are more concentrated on startups with a broader focus. The methodology includes a qualitative study, which was exploratory in nature. As the procedure requires primary data collection, the main tool applied was in-depth interviews conducted in person with accelerators and entrepreneurs professionals. The results suggest possible differences between the two types of accelerators, reflecting the understanding of how they can generate benefits for the entrepreneurs. First, since they are driven to solve complex social problems, the impact-oriented accelerators tend to be more focused on the entrepreneur’s intentionality, commencing in the startups selection process. This higher tendency to focus more on entrepreneurs is explained by the fact that the accelerators try to ensure that they are really connected to their purpose. Therefore, due to the hybrid objective, the impact-oriented accelerators demand a greater onsite engagement from the entrepreneurs during the acceleration, mainly to create the social impact-oriented KPIs (Key Performance Indicators) and the tools to balance its mission and financial sustainability. These findings contribute to the social entrepreneurship and business acceleration literature, as well as to professionals who aim to increase their knowledge about the subject and understand possible elements to improve their performance.
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

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