Artigos Acadêmicos e Noticiosos

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3226

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 74
  • Imagem de Miniatura
    Artigo de Periódico Noticioso
    Jovens sem futuro
    (2025) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
  • Imagem de Miniatura
    Artigo de Periódico Noticioso
    Tarifas de importação
    (2025) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
  • Imagem de Miniatura
    Artigo de Periódico Noticioso
    Encargos, impostos e MEIs
    (2025) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
  • Imagem de Miniatura
    Artigo de Periódico Noticioso
    Intersetorialidade na primeira infância
    (2025) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
  • Imagem de Miniatura
    Artigo de Periódico Noticioso
    Políticas públicas e restrição fiscal
    (2024) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
  • Imagem de Miniatura
    Artigo de Periódico Noticioso
    Mudanças no Imposto de Renda
    (2024) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Racial social norms among Brazilian students: Academic performance, popularity, and racial identification
    (2022) Portellaa, Alysson; Kirschbauma, Charles; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Studies in the United States have shown that minority students might face a trade off between better academic performance and peer acceptance, which has been termed “acting White.” This paper investigates racial differences in the relationship between grades and popularity in five Brazilian schools. Popularity is measured using friendship ties among students, assigning a higher value to students more central in the network. The racial composition of friendship ties is generally diverse, although they tend to favor racial peers, especially among Black students. We find a positive correlation between grades and popularity of non-White students that is driven by their friendships with their White classmates.This contrasts with patterns associated with acting White, where a negative correlation between minorities’ grades and their popularity among racial peers is not compensated by their status among White students. We also investigate how academic performance is associated with racial identity choice conditional on skin color, finding a weak negative relationship between higher grades and the odds of classification as mixed race.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro
    (2016) Nunes, Douglas Uemura; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Este artigo avalia as probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro, e mensura sua contribuição para a variabilidade cíclica da taxa de desemprego no país. Para isso, é utilizada uma metodologia recente, que permite a obtenção das probabilidades através dos estoques de empregados e desempregos, corrigindo o viés de agregação de tempo. Verificamos que, para o período de 1983 a 2001, as oscilações da taxa de admissão foram responsáveis por 75% da variabilidade da taxa de desemprego nas principais regiões metropolitanas do Brasil. Entre 2004 e 2013 a taxa de admissão explica 80% dessas variações.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Racial social norms among Brazilian students: Academicperformance, popularity, and racial identification
    (2022) CHARLES KIRSCHBAUM; Portella, Alysson Lorenzon; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Os determinantes dos gastos com educação no Brasil
    (2010) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Este artigo examina os determinantes dos gastos com educação no Brasil. Estimamos modelos de escolha binária em que as famílias/indivíduos decidem por estudar ou não em uma escola privada, e modelos censurados para analisar o nível de gastos destas famílias com educação. Para tanto, utilizamos os micro-dados das PNADs de 2001 a 2006 e da POF de 2002/2003. Concluímos que os principais determinantes da decisão familiar de matricular os filhos nas escolas privadas são a educação da mãe, a renda familiar, a oferta de escolas públicas, o custo da educação no estado e a região de moradia. Com relação ao valor gasto com mensalidades, seu maior determinante é a renda familiar per capita, sendo que e a elasticidade-renda é maior no ensino fundamental do que no ensino médio.