PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 90
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Motivação no ambiente de trabalho: fatores motivacionais de indivíduos em grandes empresas
    (2020) Lech, Marina Torres Grande
    A motivação no trabalho é um tópico que está em constante renovação, principalmente por conta das mudanças que ocorrem em cada indivíduo ao longo do tempo. Por conta disso, apesar de já existir um extenso material teórico a respeito do tema, este estudo busca entender quais são os fatores motivacionais mais importantes para a sociedade atualmente. Para isso, usou-se como base de análise os dados da Pesquisa Anual de Engagement de 2019 de uma das maiores empresas de bens de consumo do Brasil, que conta com 48 perguntas para entender o nível de engajamento e motivação de seus funcionários. Com o uso da Análise Fatorial, dessas 48 variáveis originais foram criados 8 fatores: 1) Relacionamento com a Equipe e Desenvolvimento, 2) Liderança Direta, 3) Liderança Sênior e Remuneração, 4) Desempenho, 5) Propósito e Cultura, 6) Qualidade de Vida, 7) Ambiente de Trabalho e 8) Ética e Segurança. Através de uma Regressão Linear Múltipla, concluiu-se que o fator que mais tem impacto na motivação de um indivíduo é Propósito e Cultura, e o de menor impacto é Ética e Segurança
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Restrições à circulação urbana: o caso do rodízio de veículos no município de Curitiba
    (2019) Passos, Ana Beatriz Guimarães
    Ao assumir o cargo de Secretária Municipal de Mobilidade e Transportes do Município de Curitiba, Teresa Cristina recebeu uma difícil missão do Prefeito: reduzir os elevados índices de congestionamento no trânsito da cidade. Sabendo que o conjunto de intervenções necessário para solucionar o problema era custoso e somente alcançável a médio e longo prazo, a nova Secretária lembrou-se, como uma alternativa mais imediata, daquela que talvez fosse a mais famosa entre as políticas brasileiras voltadas a esse propósito: o Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores, popularmente chamado de “Rodízio”, em vigência no Município de São Paulo desde o ano de 1997. Acompanhando a trajetória de Teresa Cristina e sua equipe técnica, o presente caso hipotético traz dilemas e desafios que permeiam a gestão pública, sugerindo reflexões sobre a caracterização de problemas públicos, a definição de opções para o seu enfrentamento, a identificação e a análise dos stakeholders envolvidos, bem como a mensuração de desempenho. Propõe que os alunos assumam o protagonismo da discussão, consolidando conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Dropshipping como um modelo de logística de um e-commerce: Um estudo de caso único de uma empresa aberta na pandemia
    (2021) Archangelo, Alexandre de Castro de
    A pandemia do Covid-19 é um marco na história não só de vulnerabilidade para a sociedade, mas também de várias mudanças de hábito das pessoas. O consumidor vem aumentando sua preferência em adquirir produtos e serviços através da internet, e isso foi intensificado na quarentena devido a maior necessidade de as pessoas terem contato com o meio digital. Nesse momento de incertezas, e com o crescimento do e-commerce, o modelo de logística dropshipping se tornou uma opção bastante viável para mitigar riscos, através da venda de produtos físicos sem possuí-los em estoque. Esse trabalho tem como objetivo mostrar como funciona uma operação de dropshipping e quais as vantagens e desvantagens desse modelo, por meio de um estudo de caso de uma loja virtual criada no início da pandemia.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Redes sociais: a insatisfação corporal e a depressão em meninas adolescentes
    (2019) Cruz, Giovanna Tartari da
    Nos últimos anos, a depressão vem se tornando cada vez mais preocupante na sociedade, principalmente pela sua relevância no número de suicídios adolescentes. Concomitantemente, o uso de redes sociais ganha importância no cotidiano de jovens adolescentes, podendo impactá-los negativamente. Assim como, dentre os adolescentes, as meninas apresentam maior risco de desenvolver depressão, o impacto negativo das redes é mais incidente sobre meninas, que são constantemente expostas ao padrão de beleza idealizado pela sociedade. A partir da comparação social e da objetificação do corpo feminino, jovens meninas se tornam cada vez mais exigentes com o próprio corpo, o que pode levar à crescente insatisfação corporal e subsequente desenvolvimento de transtornos depressivos. Dessa forma, a partir do modelo Logit Ordenado e da escala gradativa de depressão definida pelo Inventório da Depressão de Beck, o presente estudo espera encontrar relação positiva entre a frequência do uso de redes sociais por meninas adolescentes e a presença de sintomas depressivos de acordo com sua severidade e grau de insatisfação corporal apresentado.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Aquecimento global: a transição para novas tecnologias limpas
    (2008) Fernandes, Rafael Varandas
    Um extenso numero de evidências científicas indicam que o Aquecimento Global é um problema real, causado principalmente pela ação do homem desde a Revolução Industrial, através da emissão de gases do efeito estufa (GEE), gerado principalmente pela queima de combustíveis fósseis na produção energética, industria e transporte. Mudanças Climáticas, proveniente das emissões de GEE, são uma externalidade. Dessa forma, é ofertada uma quantidade ineficiente do produto, que é maior do que quando levado em conta os custos sociais e também apresenta um preço menor. Para conter o aumento nas emissões e consequentemente evitar futuros danos ao clima do planeta, os gases do efeito estufa devem ser estabilizados na atmosfera. A estabilização deve acontecer com uma transição para uma economia limpa, menos poluente. Para isso, novas tecnologias, menos dependentes na queima de combustíveis fósseis e mais eficientes devem conduzir esse processo. No decorrer do tempo, a forma e a gravidade como o Aquecimento Global e a transição para novas tecnologias foi abordado, mudou ao passo que novas descobertas científicas foram feitas. Em 1983, a comissão Brundtland introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável. A Agenda 21, em 1992, de início a importância de novas tecnologias para o crescimento sustentável, inclusive a transferência de know-how entre nações . Já o Protocolo de Kyoto em 1998, criou um tratado de redução nas emissões de caráter global. Por último, o relatório Stern, 2006, da uma abordagem geral da economia do problema, descrevendo como de extrema urgência a natureza do problema e também políticas para combate-lo. A inovação tecnológica é essencial para que o custo de novas tecnologias seja reduzido. Devido a uma série de falhas de mercado, o setor privado não conseguirá sozinho ofertar a quantidade necessária de tecnologias limpas. Cabe ao Estado identificar e dar soluções para essas barreiras, oferecendo uma estrutura de apoio e incentivo para transição de novas tecnologias.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Avaliação do Marco Legal da Geração Distribuída na difusão de energia solar fotovoltaica e seus impactos nas emissões de CO2
    (2023) Pasqualete, Raphael Barata
    Esta dissertação investiga os potenciais efeitos da Lei Federal nº 14.300 de 2022, conhecida como o marco legal da Micro e Minigeração Distribuída (MMGD), na difusão da energia solar fotovoltaica residencial e seus consequentes efeitos nas emissões de CO2. Para isso, busca simular, por meio de um modelo de dinâmica de sistemas, a adoção dessa tecnologia, de forma a verificar o potencial impacto ambiental da nova lei. Essa análise é conduzida ao se comparar cenários de difusão antes e após a nova lei, com a realização de testes de sensibilidade em relação à variável de demanda média mensal de energia elétrica. Como resultados, este estudo encontrou um incremento de 19% nas adoções anuais da micro e minigeração distribuída para a energia fotovoltaica residencial, e uma redução de 13% nas emissões anuais de CO2 no Brasil após a implementação da nova política no país. Nas análises de sensibilidade realizadas, essa simulação se mostrou sensível ao tamanho do mercado inicial potencial e à tarifa de energia elétrica praticada, em que um incremento nessas variáveis também representou um acréscimo na taxa de adoção de energia fotovoltaica. Já na simulação de um aumento do consumo médio mensal de energia elétrica, verificou-se que, à medida em que o consumo médio de eletricidade aumenta, menos vantajoso o novo regime da MMGD se torna, podendo se tornar até pior que a política anterior, em termos de adoções e emissões de CO2. Com isso, ao simular o efeito do marco legal na difusão de energia solar fotovoltaica e estimar seu impacto nas emissões de CO2, este estudo expande as análises anteriores de difusão desse setor com relação aos efeitos ambientais, além de estimar os efeitos da nova lei nesses efeitos. Essa dissertação contribui para a literatura de política energética brasileira e de políticas públicas para o meio ambiente.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Teaching and learning sustainability and the sustainable development goals: the role of the action learning method
    (2019) PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO; Esteves, Nathalia Ramajo
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Como empresas brasileiras do setor de energia elétrica investem em sustentabilidade?
    (2014) Abreu, Rafaela Carvalho de
    Esse trabalho busca examinar como empresas brasileiras de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica investem em sustentabilidade. Com base na análise de relatórios de sustentabilidade de quatro empresas importantes do setor de energia (AES Eletropaulo, Cemig, CPFL Energia e Tractebel) listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) desde 2005 e que publicam seus relatórios no formato GRI, avaliou-se os principais investimentos, práticas e projetos relacionados à aplicação da gestão social e ambiental na estratégia empresarial, classificando-os dentro das dimensões do modelo de criação de valor de Hart e Milstein (2003, 2004). Ainda, uma entrevista com o Diretor de Meio Ambiente de uma das empresas estudadas complementa, sob a ótica gerencial, o entendimento dos fatores motivadores de investimentos socialmente responsáveis. Os resultados mostraram que as quatro empresas analisadas possuem investimentos em todos os aspectos necessários para a criação de valor sustentável, o que significa, segundo o modelo adotado na pesquisa, gerar mais valor para o acionista e criar uma trajetória de crescimento lucrativo no longo prazo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Moving towards the sustainable development goals: the role of brazilian companies and multinational enterprises
    (2019) PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO; Esteves, Nathalia Ramajo
    Não informado
  • Imagem de Miniatura
    Caso
    Banco Real e o Desafio da Sustentabilidade
    (2011) PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO