PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO

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    Working Paper
    Word of Mouth Behavior and Online Activity: A Study of On/Off Line Communication Strategy and Online Business
    (2011) PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO; Laban Neto, Silvio Abrahao
    Research on word of mouth WOM is recently becoming more prominent in marketing literature. Word of mouth (WOM) is recognized for quite some time as a powerful source of products and services’ information dissemination (Brooks 1957). For example, referral programs generate more profitable customers in the short and long term (Schmitt, Skiera and Van den Bulte 2011), high-uniqueness consumers (the consumer that prefers to differentiate from members of his or her reference group) were more likely to recommend privately consumed products (Cheema and Kaikati 2010), and a “word-of-mouth equity” is proposed as an index of a brand’s power to generate messages that influence the consumer’s decision to purchase (Court, Gordon and Perrey 2010). Online communities have increased in size, number, and character to make companies recognize the growing importance of WOM. This paper is a result of a preliminary and exploratory research about WOM. We aim to study the WOM behavior and analyze the impact of on/off line communication and online Activity on consumption. We tested four hypotheses with evidence of a survey with 248 online users. As our research model implies on antecedents, mediator variables and outcome variable, we estimated a three sets of ordinary least square regressions. Our results show an indirect impact of a company’s communication, by WOM behavior and WOM activity, on online consumption. The direct impact of communication on consumption is interestingly negative. Consumers may look suspicious all kind of direct manipulation of press or customer evaluation. Consumers have become overloaded and skeptical about traditional company-driven communication. On the other hand, communication impact online consumption through WOM behavior and online activity. It appears that the right communication messages echo and expand within interested social networks, affecting product perceptions. The rise of online communities and communication has increased the potential for significant and far-reaching momentum effects. Our study attempts to help understand the WOM behavior and to identify those who influence online activity and consumption. The starting point for managing WOM is understanding WOM behavior and online activity. WOM analysis can detail the nature of the antecedents of consumption. The highest-impact messages, contexts, and social networks are essential components of a companies’ communication strategy and sales.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os efeitos da licença paternidade no mercado de trabalho feminino
    (2021) Couto, Fernanda Leonetti Moreira
    Este estudo busca examinar os efeitos da licença paternidade no mercado de trabalho para as mulheres, com foco em países membros da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Para a análise, utiliza-se dados da OECD Statistics, do World Bank e da World Value Survey, nos anos de 1991 a 2014 de 26 países. Com dados em painel, utilizamos os métodos de efeitos fixos e pareamento por escore de propensão, com dois modelos de pareamento. Estudamos o efeito do tamanho da licença paternidade, como variável explicativa principal, em diversas medidas para o mercado de trabalho feminino. Percebemos que o modelo de efeitos fixos não é adequado, e o de pareamento por escore de propensão é adequado e robusto. Observamos resultados positivos da licença paternidade para a mulher no mercado de trabalho, assim como esperávamos. Este estudo está organizado de forma que, em seguida deste resumo, apresenta introdução, revisão de literatura, metodologia, base de dados, análise descritiva, resultados, limitações e conclusão, finalizando com os anexos de tabelas e gráficos.
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    Trabalho de Evento
    Veículos elétricos e seus impactos na poluição atmosférica da Região Metropolitana de São Paulo
    (2020) PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO; Visconde, Lucca
    Não informado
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    Trabalho de Evento
    Causas diretas do desmatamento e problemas socioambientais na Amazônia
    (2020) PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO; Abdalla, Camila Ali
    Não informado
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Discurso X Realidade: Greenwashing no Mercado de Moda de Luxo
    (2022) Ribeiro, Giovanna Céspedes
    Com as mudanças de comportamento do mundo fashion nos últimos anos, a moda em geral vem se caracterizando como fabricação em grande escala e alta rotatividade de tendências. Entretanto, em conjunto com esses aspectos encontra-se esgotamentos de recursos naturais, aumento da poluição e piora das condições de trabalho do setor. Em razão disso e com o avanço de discussões sobre sustentabilidade, há uma demanda maior por práticas verdes em todo o mundo da moda, desde marcas de Fast Fashion até grifes de luxo. Marcas como Gucci, Prada e Burberry estão precisando se modificar para atender esse novo mercado em ascensão, com novos tecidos, novos processos de produção, economia circular e, sobretudo, estratégias de marketing e relações públicas para comunicar as práticas inovadoras. Contudo, uma vez que, atualmente, a sustentabilidade empresarial é tão solicitada, tais práticas se tornaram uma fonte de vantagem competitiva no mercado, favorecendo a sociedade e as próprias empresas. Com isso, marcas comunicam publicamente suas estratégias sustentáveis, porém sem de fato realizá-las, logo ludibriando seus consumidores, movimento conhecido como Greenwashing, ou maquiagem verde e, infelizmente, o mercado de moda de luxo não é exceção. Por isso, por meio de um estudo de caso, este artigo se embasou em analisar os relatórios de sustentabilidade de 2021 de dois grandes conglomerados do mercado da moda de luxo, Kering S.A e LVMH, por meio de um Checklist dos Relatórios Sustentáveis das Marcas de Luxo. Assim, com o intuito de encontrar evidências de Greenwashing, as companhias foram avaliadas em 15 critérios, possuindo notas de performance de 1 a 7, sendo 7 como Best in Class no seu setor. Ao final do paper observou-se diversas evidências e indícios de Greenwashing em ambas as companhias, apesar de possuírem estratégias inovadoras no mercado e aparente preocupação com o meio ambiente.
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    Artigo Científico
    Networking and developing collaborative relationships: evidence of the auto‐part industry of Brazil
    (2011) DANNY PIMENTEL CLARO; PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO
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    Artigo Científico
    The Enhancing Impact of Friendship Networks on Sales Managers’ Performance
    (2013) DANNY PIMENTEL CLARO; Laban Neto, Silvio Abrahao; PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO
    This paper examines how relationships with friends moderate the impact of professional networks on sales performance. Based on a sample of 204 sales managers in a professional service company, this study presents evidence that friendship networks amplify the effect of sales forces’ professional networks on new product sales as well as on prospecting and converting new deals. Our results offer important insights into the socio-cognitive perspective of sales management literature and suggest that firms should encourage managers to improve their friendships in order to access valuable information that will enhance customer knowledge and support their sales efforts.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Quais os impactos fiscais de uma legalização da maconha nos Estados Unidos?: uma mensuração da redução de gastos com enforcement e dos ganhos com arrecadação de impostos
    (2016) Jendiroba, Maria Fernanda Musa
    Frente ao atual debate em relação à legalização ou não da maconha, esse estudo busca mensurar os possíveis benefícios para o governo estadunidense com a legalização desta droga no país. Mais precisamente, o artigo investiga o impacto monetário no que se refere à redução de gastos com enforcement e aos ganhos com a arrecadação de impostos em um mercado legalizado de maconha.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A macrotransição do século XXI: o ASG como um reflexo da ascensão na consciência humana
    (2021) Silva, Arthur Fonseca Graziano da
    As principais discussões dentre as muitas áreas de estudo do século XXI estão em torno da maneira como nós, seres humanos, estamos nos relacionando com o nosso planeta e seus sistemas vivos. Dentro da academia econômica não é diferente, muitos debates ocorrem acerca da insustentabilidade de nossos sistemas econômico, financeiro e da maneira como operam atualmente, visto que se baseiam na exploração de recursos naturais finitos para um crescimento que, até então, não tinha finitude. Como desenhado pela primeira vez por René Passet, em L’économique et le vivant (1979), a esfera econômica humana está embutida dentro de uma esfera social do nosso ser, que, por sua vez, é inscrita à esfera biosférica. Tomando isto como base, fica claro que a realidade óbvia é a da existência, em ordem cronológica, da natureza, seguida da sociedade humana e, por fim, de sua economia. O trabalho a seguir busca relacionar o conteúdo exposto previamente com as ações que estão sendo tomadas dentro das principais instituições financeiras no Brasil, a fim de se adequarem a esta nova realidade onde a natureza, a sociedade e a economia estarão em simbiose. A metodologia a ser utilizada parte de uma coleta de dados primários com as principais corporações do mercado financeiro nacional, as quais direcionam as tendências do mesmo. Iremos debater as características e ações efetivas que são relevantes na mudança gradual do sistema ao encontro de uma maneira organizacional sustentável que respeite e considere todos os sistemas vivos do planeta. Assim como a relação destas ações com a nova gama de valores e formas de pensar do ser humano do século XXI e sua sociedade. O objetivo do trabalho é deixar palpável quais ações estão em vigor dentro deste momento de transição da economia, de onde emergiram, sua eficiência e aplicabilidade nas grandes instituições. Além de entender qual o rumo a ser seguido pelo nosso sistema econômico e financeiro, quais os caminhos que nos proporcionarão um aumento contínuo do bem-estar em nossas sociedades e, simultaneamente, respeitarão o meio ambiente como sendo algo antecessor e circunscrito à economia.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O adensamento populacional e sua influência na emissão de dióxido de carbono pelo uso de veículos particulares: um estudo dos distritos da cidade de São Paulo
    (2019) Buggenhou, Walquiria Kiyomi Yuri Backx Van
    Este artigo busca compreender se a alta densidade demográfica na cidade de São Paulo é um aspecto desejável ou não para a sustentabilidade do meio ambiente. Entendendo que um dos maiores fomentadores do efeito estufa é o gás carbônico, cuja emissão é oriunda em grande parcela pelo uso de combustíveis fósseis para transporte, o presente trabalho dá especial atenção ao impacto que o adensamento tem sobre o uso do automóvel particular pelos indivíduos. A metodologia utilizada foi uma regressão linear cuja variável resposta era quilogramas de CO2 liberados pelo uso de automóveis e regressores eram a densidade demográfica por distrito de São Paulo e dummies sobre transporte público, como a disponibilidade de estação de metrô, faixas exclusivas para ônibus e corredores de ônibus no distrito. O resultado encontrado foi que a densidade demográfica é uma variável irrelevante para explicar a emissão de dióxido de carbono pelo uso de automóveis em São Paulo, mas que tanto a presença de metrô quanto a de corredores de ônibus tende a reduzir o uso de automóvel e, portanto, a liberação do gás.