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  • Dissertação
    Precificação no mercado de produtos para animais de companhia de São Paulo
    (2012) Castro, Manoela De Carvalho Caribé De
    O objetivo dessa pesquisa é trazer mais informações sobre o mercado especializado em animais de companhia, e orientar as lojas do varejo especializado sobre alguns critérios que são considerados como diferenciais ao se estabelecer um preço prêmio ao consumidor. O estudo avalia a presença de alguns elementos que podem diferenciar uma loja da outra, e assim permitir que o estabelecimento ofereça ao consumidor preços superiores, mantendo uma vantagem competitiva. Esses fatores podem ser externos a loja como a rivalidade do mercado e a renda média do bairro em que a loja se localiza, ou fatores internos como a amplitude de portfólio, quantidade de serviços adicionais oferecidos e tempo de existência do estabelecimento. A partir do modelo de regressão múltipla, observou-se que os elementos analisados rejeitam as hipóteses. Duas hipóteses apresentaram relevância, porém com o sinal contrário ao esperado. Essas hipóteses foram àquelas relacionadas com a localização do estabelecimento em bairros de classe A/B ou C/D/E, esperava-se que estar situado num bairro de classe A/B influenciasse positivamente a cobrança de uma maior margem de preços. Já no caso da hipótese relacionada ao tamanho do portfólio da loja, esperava-se que ter um maior portfólio permitisse a loja cobrar uma margem maior de preços. Nos dois casos observou-se justamente o contrário, as duas características influenciam negativamente no preço. O resultado desse estudo, inclusive inesperado, contribui com o avanço do conhecimento no mercado especializado em animais de companhia, e com isso amplia a literatura empírica na área, o que pode estimular futuras pesquisas e orientar os membros desse canal.
  • Dissertação
    Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones
    (2016) Garcia, José Guilherme
    O objetivo deste trabalho é analisar determinantes da demanda de produtos em um contexto de hipercompetição, isso é, contextos envolvendo movimentações contínuas dos competidores lançando novos modelos e inovações. Essa análise será aplicada ao mercado de smartphones, que apresentou nos últimos anos um rápido aumento das vendas e, ao mesmo tempo, o lançamento de inúmeros novos produtos. O modelo analisado envolve três grupos de fatores. Preço, que é o valor que o varejo brasileiro compra o smartphone do distribuidor para depois colocar a sua margem e vender ao consumidor final; marcas, que são atreladas aos fabricantes de smartphones; e, finalmente, a própria participação de mercado (market share) passada das marcas, indicando a penetração do seu produto. Para verificar o efeito desses fatores, foi estimada uma regressão múltipla linear controlando pelo efeito endógeno dos preços dos produtos. A base de dados foi coletada do maior distribuidor de celulares do país, envolvendo vendas de aproximadamente 10 marcas observadas (Alcatel, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Sony, entre outros) em 42 meses. Os resultados mostram que preço, marca e market share passado, conjuntamente, têm efeito significativamente relevante na tomada de decisão da compra de um smartphone.