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  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Os diferentes retornos do terceiro grau no Brasil
    (2012) Gomes, Caio Pereira
    A presente monografia teve como foco evidenciar o retorno da educação no Brasil com ênfase nas diferentes formações do ensino superior. O Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi usado como base de dados pela sua abrangência do território nacional. Verificou-se que o retorno à escolaridade é alto, corroborando a literatura econômica correlata, e em referência às formações superiores, confirmou-se que os cursos de medicina, odontologia, engenharias, militares de defesa e direito continuam sendo os que melhor remuneram seus profissionais.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da consolidação das instituições de ensino superior sobre o desempenho dos alunos
    (2016) Zorzi, Fernando de Andrade
    A educação superior representa o nível mais avançado de educação que as pessoas podem adquirir, sendo responsável pela especialização profissional dos indivíduos e avanço científico da sociedade. Inicialmente esse nível educativo era restrito a uma elite, mas com o tempo passou a se expandir pela sociedade, ampliando o número de indivíduos com diploma desse grau de ensino. Essa expansão procurou acompanhar as necessidades por profissionais capacitados no mercado, trazendo a falta de qualidade na educação como principal problema na formação acadêmica. Simultaneamente grandes instituições de ensino surgiram de modo a atender a maior demanda. O presente trabalho busca, através de uma análise empírica, compreender como a consolidação da educação superior brasileira, com o surgimento das grandes instituições de ensino, vem afetando o desempenho dos alunos, entendendo melhor o efeito sobre a qualidade de ensino ofertada.
  • Artigo Científico
    A relação entre o ensino superior público e privado e a renda e emprego nos municípios brasileiros
    (2017) Rocha, Roberto Hsu; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Oliveira, Alison Pablo de; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Este artigo tem como objetivo analisar a influência da expansão do ensino superior sobre o mercado de trabalho. Para isso, examinamos como o aumento dos graduados dos setores público e privado nos municípios brasileiros se relaciona às variáveis de mercado de trabalho e renda média. Com dados em painel e utilizando diferentes especificações, nossos resultados indicam que o crescimento do ensino superior está associado ao aumento do salário médio, da taxa de ocupação e da renda per capita. A variação relativa dos concluintes em instituições públicas é fortemente correlacionada com os salários e as rendas médias, enquanto os graduados de instituições privadas apresentaram correlações comparativamente maiores com a taxa de ocupação. Além disso, a área de conhecimento associada à maior variação salarial e de renda é de agricultura e veterinária.
  • Artigo Científico
    O impacto do desempenho das instituições de educação básica na qualidade do ensino superior
    (2011) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Gramani, Maria Cristina Nogueira
    Esta pesquisa analisou a eficiência educacional das Unidades Federativas (UF) do Brasil, relacionando o desempenho das instituições de Educação Básica com a qualidade alcançada pelas instituições do ensino superior. Além disso, investigou-se em qual nível da Educação Básica devem alocar-se esforços para melhoria da eficiência a educacional de cada UF. A eficiência educacional foi medida considerando a relação entre o Índice de qualidade do Ensino Superior (produto) e o desempenho da Educação Básica (insumos). O desempenho da educação básica levou em consideração o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), j· a qualidade do Ensino Superior foi determinada pelo Índice Geral de Cursos (IGC). Através de uma técnica denominada Data Envelopment Analysis, foram identificadas as UFs mais eficientes e as metas de melhoria para as menos eficientes. Os resultados indicaram ainda que, em geral, os anos iniciais do Ensino Fundamental merecem maior atenção por parte dos gestores e governantes
  • Artigo Científico
    A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto
    (2008) Gramani, Maria Cristina Nogueira
    Quando a rentabilidade está aliada à qualidade de uma Instituição de Ensino Superior (IES) com capital aberto, sua atratividade por parte de futuros investidores é maior. Em geral, a rentabilidade das IES´s é divulgada por meio de prospectos, resultados trimestrais e relação com investidores (RI), entretanto esforços bem menores são alocados às demonstrações de indicadores de qualidade. Desta forma, este artigo propõe identificar fatores que refletem a qualidade de IES´s, apontando doze indicadores, dentre os quais, alguns que levam a benefícios à qualidade e outros que podem acusar riscos de diminuição da qualidade. Também foi construído um mapa de posicionamento com estes doze indicadores alocando-os nas variáveis rentabilidade e qualidade, de forma a identificar o nível de atratividade de uma IES.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Impactos das ações afirmativas na qualidade dos cursos de ensino superior no Brasil
    (2015) Ogeda, Pedro Molina
    As políticas de ação afirmativas implementadas no Brasil têm como objetivo aumentar a participação das classes periféricas da sociedade nos centros educacionais mais importantes do país, diminuindo a desigualdade intelectual e assim permitindo a formação de uma sociedade mais justa. Porém, algumas críticas têm sido feitas a essas políticas e alguns questionamentos têm surgido a respeito dos impactos dessas medidas no sistema educacional brasileiro. O presente estudo busca explicar, por meio de uma aplicação empírica, se houve algum efeito na qualidade dos cursos superiores das universidades federais com a implementação de ações afirmativas no processo seletivo dessas universidades. Primeiramente analisaremos o efeito da implementação das ações afirmativas na qualidade dos cursos, sem levar em conta a intensidade da política para cada centro educacional. Depois replicaremos a análise considerando a porcentagem de alunos cotistas presentes no curso, ou seja, a intensidade da política implementada. O estudo será feito por meio dos microdados do Enade e a medida de qualidade utilizada será o índice de desempenho da instituição nesse exame. Os resultados apontam para um efeito nulo da implementação de políticas de ação afirmativa sobre a qualidade das universidades federais.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Prouni e novas universidades federais: uma análise comparativa de duas políticas públicas
    (2012) Landucci, Mayara de Almeida
    O presente estudo visa avaliar duas possíveis políticas públicas para aumentar a inserção de alunos de baixa renda no ensino superior Brasileiro: o Prouni e a construção de novas universidades federais. Para a comparação das políticas foram considerados os diferenciais de custos e benefícios associados a cada uma delas ao longo da vida do indivíduo beneficiado. No caso de novas universidades o custo é o investimento direto por aluno no ano de 2009 enquanto que no caso do ProUni é o valor da renúncia fiscal dado o programa. O benefício utilizado foi o diferencial de salário do indivíduo dado sua formação em uma universidade pública com relação à privada. Este salário foi obtido através de uma análise das notas dos alunos no ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Após a avaliação econômica de cada política em dois diferentes cenários, este trabalho conclui que o ProUni é a melhor opção para o governo nos dois cenários avaliados. O investimento em novas universidades federais só seria vantajoso caso as notas das universidades públicas no ENADE fossem superior às privadas em 153%.