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  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Reconhecimento e Extração de Marcas em Vídeos de Partidas de Futebol
    (2022) Cruz, Jose Fernando de Melo; Noal, Gabriel; Meirelles, João Pedro Montefeltro Junqueira
    A área de marketing em eventos esportivos recebe em investimentos altíssimos, porém os meios usados para garantir entrega do contrato dependem de uma pessoa assistindo ao jogo e anotar os dados em um papel ou tabela, e mesmo assim ainda são dados rudimentares e com possíveis erros humanos, e isso apenas para propagandas na tela de emissoras, e sobre as marcas expostas no campo, ninguém faz esse trabalho. Este projeto tem como objetivo desenvolver um SaaS (Software as a Service) para auxiliar na análise de investimento em eventos esportivos, usando visão computacional para identificá-las e extrair métricas como localização na tela, tempo de exposição e área ocupada. Para isso, utilizando-se da biblioteca de visão computacional OpenCV, tem-se acesso ao algoritmo SIFT (scale-invariant feature transform) para identificação de pontos interessantes chamados features, que são usadas para comparar 2 imagens e achar similaridades, e esse software disponível na nuvem através de uma API. Assim conseguimos tirar métricas como o tempo de exposição, proporção da tela ocupou, auxiliando assim ao time que usar a ferramenta com mais dados para tomada de decisões.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Como a representatividade feminina na política afeta a produção de medalhas olímpicas por mulheres?
    (2021) Guarnier, Laura
    A análise de determinantes do sucesso olímpico é uma das grandes vertentes dentro da economia do esporte. E o estudo de os determinantes referentes a representatividade feminina na política, diante da economia de gênero, também. Entretanto, é interessante entender se ambos temas têm relação. O objetivo principal deste trabalho é analisar se quanto mais mulheres na política, maior o potencial esportivo feminino de uma nação, por meio de uma pesquisa quantitativa pautada em uma base de dados em painel referente às edições das Olímpiadas, evento mais emblemático no cenário mundial. Os resultados dos modelos econômicos apontam que a proporção de mulheres na Câmara Baixa dos países impacta positivamente nas medalhas femininas. As conclusões mostram que quanto maior a inserção das mulheres na sociedade, mais elas conseguem lograr no esporte também.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Construção de um quadro de referência de desempenho em esportes: estado da arte e survey com equipe técnica
    (2021) Schiavenato, Gabriel
    O objetivo principal deste artigo é propor um quadro de referência para análise de desempenho de atletas em esportes através do mapeamento do estado da arte sobre essa temática e da identificação de características dos membros da equipe técnica relacionadas com a sua aplicação prática. Utilizou-se uma survey autoadministrada e online para coletar informações de indivíduos que trabalham com esporte e seus pensamentos sobre o conceito de performance. Fez-se o uso do teste Qui Quadrado para um teste de independência entre as variáveis identificadas. Com isso, foi possível comparar os dados de estudos presentes na literatura com os dados da survey. Nessa comparação ficou evidente que (i) as variáveis mais estudadas (características psicológicas e idade relativa), de acordo com os respondentes da pesquisa não são consideradas os elementos que mais influenciam o desempenho, (ii) a eficácia (referente a decisões individuais corretas) é vista como forte influenciadora no desempenho individual, enquanto senso de time influencia o desempenho coletivo (iii) e senso de time é pouco explorado na literatura. Portanto, observa-se que comparando o estudo de campo com a literatura, a atenção está voltada para variáveis distintas.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo da Ocupação da Arena Corinthians em Jogos de Futebol do Campeonato Brasileiro
    (2019) Abdalla, Thiago Ali
    Este estudo busca analisar os fatores que influenciam na ocupação da Arena Corinthians em partidas disputadas pelo Campeonato Brasileiro. Com o uso de uma base de dados que contempla partidas dos anos de 2014 até 2018, possuindo 91 observações, o estudo explora as diferentes variáveis que determinam as condições destes jogos e como impactam na decisão do torcedor em ir ao estádio. Uma estimação econométrica a partir de um modelo Poisson foi realizada para se analisar tais fatores e se verificou que fatores como o dia da semana e horário da partida, adversário enfrentado e outros aspectos inclusos na análise tem impacto na ocupação da Arena Corinthians.
  • Trabalho de Evento
    Um “Campo” de Oportunidade para o Patrocinador: um Estudo Sob A Perspectiva Da Identidade Social
    (2016) Fleury, Fernando A.; Corat, Pedro; GIULIANA ISABELLA; Araujo, Alcides Carlos de; Feldmann, Paulo Roberto; Cruz, Ana Carolina Costa
    Entender quais aspectos da experiência de consumo são necessários para o desenvolvimento de um patrocínio eficaz é a chave para o marketing esportivo se tornar eficiente. Este artigo propões que o resultado positivo de um patrocinador é resultado de um alinhamento entre patrocinadores, patrocinados e consumidores, ou seja, tenham objetivos ou características em comum. Desta forma, o presente estudo visa investigar a relação existente destes atores. Para isto, optou-se por estudar o patrocínio no esporte. Propõe-se ainda que os torcedores mais assíduos ao estádio são mais abertos a se relacionar com os patrocinadores e, por consequência adquirir seus produtos. Assim, por meio de análise fatorial confirmatória (CFA) e modelo de Equação Estrutural, analisa-se 5 hipóteses que demonstram a relação entre identificação com time, o esporte, e o estádio e a influência destes mecanismos na experimentação de novos produtos dos patrocinadores. Os dados foram coletados com 928 torcedores da cidade do Rio de Janeiro, em duas partidas realizadas no Maracanã. As análises do modelo corroboram com 4 das 5 hipóteses apresentadas. E ainda, indicam existir um forte papel no desenvolvimento das relações entre torcedor e patrocinador, já que o envolvimento do torcedor com o estádio interfere no modelo. Os resultados deste estudo permiti inferir que investir nas arenas esportivas pode trazer resultados além das bilheterias. O estádio pode ser a chave para o sucesso financeiro dos times. Pesquisas futuras e limitações do estudo são discutidas no final do artigo.