TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMTachibana, Thiago YudiNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOKomatsu, Bruno Kawaoka2023-12-202023-12-202015https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6257Este policy paper tem como objetivo acompanhar a evolução do Ensino Superior nos últimos 25 anos. Além disso, analisa dois importantes programas de fomento a esse nível de ensino: Fies e Prouni. Verificamos que houve, entre 1991 e 2013, uma grande expansão nas matrículas e ingressos, ancorada, majoritariamente, no setor privado. Apesar disso, o nível de acesso permanece restrito: em 2013, por exemplo, apenas 16,7% dos jovens de 18 a 24 anos se encontravam regularmente matriculados no ensino superior. Analisamos alguns entraves que a renda impõe sobre esse acesso e, em seguida, examinamos o funcionamento dos programas que visam solucionar esses problemas. Por fim, analisamos os impactos desses programas sobre o Ensino Superior, assim como algumas problemáticas em seus desenhos institucionais que foram sendo solucionadas ao longo do tempo. Para poder contribuir à melhora da educação, é necessário analisar sua evolução ao longo do tempo. Isso permite uma melhor compreensão de seu estágio atual, assim como dos possíveis equívocos e acertos de políticas públicas voltadas para essa finalidade.53 p.DigitalPortuguêsEnsino superior no BrasilPolicy Paper