Moita, Rodrigo Menon SimõesBalena, Douglas Resmini2021-09-132021-05-232021-09-1320132021-05-2320132013https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2832O presente trabalho apresenta um modelo de estimação de estratégia de entrada em novos mercados para firmas do setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil. Por meio da aplicação de limiares de entrada, são identificados as principais variáveis que influenciam no comportamento das firmas em relação à decisão de qual mercado será escolhido no momento de expansão. Apesar da declarada importância de que os consumidores de classe de renda média e baixa são os mais importantes para este setor, os resultados demonstram que as empresas do setor não priorizam, ao expandir para novos mercados, os locais onde há elevada concentração de famílias destas duas classes. Adicionalmente, foi identificado que a escolha dos mercados de entrada, por outro lado, é fortemente influenciada pela distância para o centro de distribuição da rede. Por fim, foi verificado que os raios dos limiares de entrada, à medida que o número de firmas em um mercado aumenta, crescem até se estabilizarem próximo a um. Este fato é um forte indício de que as empresas pioneiras servem como “sinalizadoras” para as outras empresas de que o mercado apresenta um potencial elevado.62 p.PortuguêsEntry Models; Competition; Retail Stores; Low-income ConsumersModelos de Entrada; Competição; Lojas de Varejo; Baixa RendaEstimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasilmaster thesis