O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORRINALDO ARTESADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO2022-08-162022-08-162003347175https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4011Com a grande concorrência no setor aéreo, prever corretamente o controle de gastos torna-se cada vez mais importante. Nesse contexto, prever corretamente o número de refeições embarcadas num vôo é um fato de economia para as companhias. As empresas aéreas precisam informar o número previsto de passageiros duas horas antes de cada vôo. As refeições que não são utilizadas durante o vôo não podem ser reaproveitadas e a falta de refeições obriga a empresa a pagar um valor estipulado para que o passageiro possa fazer uma refeição ao desembarcar. Neste trabalho, são comparados os desempenhos de duas metodologias para previsão de séries temporais em dois conjuntos de dados reais: modelo de função de transferência e uma abordagem de equações de estimação. Em ambos, a série de reservas é utilizada como auxilio para fazer previsões do número de passageiros embarcados em cada vôo. É verificada também a necessidade de inclusão de intervenções nestes dados durante alguns feriados tais como ano novo, carnaval e outros.p. 7-24DigitalPortuguêsséries temporaismodelos matemáticosmodelo de função de transferênciamodelo de equações de estimaçãoAplicação de modelos de função de transferência e equações de estimação para previsão do número de passageiros em ponte aéreajournal article22164