Barros, Henrique MachadoSilva, Claudemir De Sousa2021-09-132015-09-212021-09-132015-09-2120142014https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/714Este estudo busca analisar o impacto da diversificação do franqueado e da sua experiência prévia em negócios na quantidade de lojas franqueadas que ele possui, e assim contribuir para a literatura sobre o setor de franquias. A pesquisa foi desenvolvida através do estudo de setenta e um franqueados de cinco franqueadores nacionais, totalizando cento e noventa e cinco franquias, atuantes nos segmentos: vestuário feminino, vestuário unissex e calçados femininos. A análise empírica foi executada através do Método dos Mínimos Quadrados Ordinários, do Modelo Tobit e do Modelo de Regressão de Poisson em três modelos diferentes. Utilizaram-se os resultados do Modelo de Regressão de Poisson dado a natureza da variável dependente, positiva e não negativa, que apresentam evidências que a diversificação do franqueado, através da abertura de unidades franqueadas de diferentes marcas, influencia positivamente a quantidade de unidades que ele possui. Ainda, o modelo apresenta evidências que a experiência do franqueado, medida pela quantidade de anos dele atuando como empreendedor, está positivamente relacionada com sua expansão. Além disso, os resultados indicam que o franqueado atua regionalmente através de unidades franqueadas na mesma cidade, sugerindo que ele busca minimizar seus custos de coordenação ao diversificar.42 p.PortuguêsFranquiaSistema de franquiasEstratégia corporativaDiversificaçãoEmpreendedorismoFranqueadoFranchisingCorporate strategyDiversificationEntrepreneurshipFranchiseeEfeitos das diversificação e da experiência do franqueado na expansão de suas lojas: evidências do varejo de vestuário e calçadosmaster thesis