Araujo, Michael ViriatoAdachi, Eduardo Norio2021-09-132021-04-162021-09-1320182021-04-1620182018https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2751A avaliação de empresas é utilizada amplamente para tomadas de decisões, como em aberturas de capital, fusões e reestruturações corporativas. Um dos métodos de avaliações mais utilizados é o múltiplo de mercado, que se baseia no conceito de que empresas comparáveis economicamente devam ser negociadas pelo mesmo preço. A seleção das empresas para comparação, normalmente, é feita pelo critério da classificação da indústria. Entretanto, essas empresas podem não apresentar as mesmas características de rentabilidade, crescimento e risco. Knudsen et al. (2017) desenvolve a metodologia da “soma das diferenças absolutas do ranking“ (SDAR) como solução, que leva em consideração a rentabilidade, crescimento e risco para a escolha das empresas. O método SDAR utilizada do conceito de medida de similaridade para selecionar as empresas comparáveis, essa medida é utilizada nos algoritmos de Machine Learning, Data Mining, Análise de Agrupamento (Cluster Analysis). Este estudo tem como objetivo examinar a metodologia SDAR para o mercado brasileiro. Os resultados com as empresas brasileiras de capital aberto obtidos pela metodologia SDAR obtiveram menores erros que a abordagem baseada na classificação da indústria.47 p.PortuguêsAvaliação de Empresas; Empresas Comparáveis; Múltiplo; Medidas de Similaridades; Distância de Manhattan.Valuation; Peers; Multiple; Similarity Measure; Manhattan distance.Método da soma das diferenças absolutas de ranking para seleção de empresas comparáveis no mercado brasileiromaster thesis