O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.DANNY PIMENTEL CLAROPRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO2022-12-202022-12-2020040034-75902178-938Xhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5125O objetivo deste artigo é discutir a importância da confiança e o efeito dos investimentos em ativos específicos em relacionamentos colaborativos com fornecedores. O artigo ainda discute o efeito moderador da rede de informações sobre as ações colaborativas. Tomaram-se como base teórica as abordagens da economia de custos de transação e os estudos sobre canais de comercialização e redes organizacionais. Para testar as hipóteses formuladas, foram coletadas informações de atacadistas e outros distribuidores do setor de flores e vasos de plantas da Holanda. Os resultados sugerem que as informações obtidas na rede incentivam as ações conjuntas, como proteção para investimentos realizados pelos compradores. Constata-se também que o grau de confiança, os investimentos específicos e as informações obtidas na rede facilitam a coordenação de relacionamentos entre fornecedores e compradores.p. 68-79DigitalPortuguêsRelacionamento cliente-fornecedorGerenciamento da cadeia de suprimentosConfiançaRedes de negóciosGerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedoresjournal articleBuyer-supplier relationshipSupply chain managementTrustBusiness networkshttps://doi.org/10.1590/S0034-75902004000400003444