TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMOliveira, Vitor Estrada deNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOKomatsu, Bruno Kawaoka2023-12-182023-12-182018https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6220O objetivo desse artigo é examinar se a qualidade da gestão municipal é um dos fatores que influenciam o desempenho da educação básica no Brasil. Para aferir a qualidade das gestões foi reconstruído um índice de qualidade da gestão pública (IQIM) para os anos de 2009 e 2012. Os resultados revelam que existe uma correlação positiva entre os indicadores da qualidade da administração local e o IDEB dos municípios, mesmo controlando por efeitos fixos municipais e gastos em educação. Os resultados principais são encontrados para as redes municipais que oferecem os primeiros anos do ensino fundamental. Nessas redes, o aumento em 1 ponto no IQIM se reflete em uma melhora de 0,09 pontos na nota padronizada da Prova Brasil e de 0,08 pontos no IDEB, em média27 p.DigitalPortuguêsEducação BásicaDesempenho EscolarGestão PúblicaA Relação entre a Qualidade da Gestão Municipal e o Desempenho Educacional no BrasilPolicy Paper