Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.Islam, GaziRazente, Lívia Rizzi2022-06-302022-06-3020082008https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3303Este trabalho analisa os possíveis ganhos inerentes ao patrocínio de ações culturais, aproveitando a subjetividade intrínseca à cultura como uma ferramenta de marketing que reforça os atributos da marca empresarial. Para tanto, contextualiza o patrocínio cultural no Brasil através dos incentivos dados pela Lei Rouanet e investiga a aplicação da referida Lei nas 500 maiores empresas que investiram recursos em cultura no ano de 2007. Dado o cenário, elabora um modelo de investimento e analisa as assimetrias existentes naquele ano, tendo como foco as diferenças que levam as indústrias de transformação a investir em cultura frente às atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados.PortuguêsLei RouanetPatrocínio culturalCulturaMarketing culturalRouanet LawCultural sponsorshipCultureCultural marketingGanhos inerentes ao patrocínio cultural: estudo comparativo entre indústrias de transformação e atividades financeirasbachelor thesis