TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMRocha, Roberto HsuNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOKomatsu, Bruno Kawaoka2023-12-142023-12-142018https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6212Este artigo tem como objetivo avaliar o impacto de políticas educacionais adotadas no início dos anos 2000 sobre a qualidade do ensino no município de Sobral, no Estado do Ceará. Essas políticas reorganizaram o sistema educacional, sem incorrer em aumento expressivo dos gastos em educação. Utilizamos uma combinação do Propensity Score Matching e do método de Diferenças em Diferenças para estimar o impacto. Os resultados indicam efeitos positivos significativos no curto e no longo prazo para os anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, os desafios persistem na ampliação desses resultados para os anos finais do mesmo grau de ensino.33 p.DigitalPortuguêsEducação BásicaAvaliaçãoPolítica PúblicaAvaliando o Impacto das Políticas de SobralPolicy Paper