ADHEMAR VILLANI JUNIORMacchia, Fábio2021-09-132020-10-132021-09-1320192020-10-1320192019https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2611A economia comportamental é uma vertente do estudo econômico que busca em parte de seu escopo estudar os efeitos do comportamento humano e seus impactos na racionalidade da tomada de decisão. O seu entendimento é de suma importância pois altera a maneira como as pessoas se comportam, decisões são tomadas e empresas atuam. Nesse contexto, alguns vieses comportamentais podem surgir por meio de técnicas de ancoragem, framing (enquadramento) e contexto (situacional). Este trabalhou buscou entender estes impactos e suas aplicações na formação de preços de ativo por meio de experimentos laboratoriais. Concluiu-se que estes efeitos têm maiores impactos em produtos novos ou de baixo conhecimento pelos consumidores e que o quanto mais forte e persistentes forem estas estratégias maior a probabilidade de gerarem impacto positivo em vendas, e/ou otimização de preço e fidelização de consumidores. Os resultados dos experimentos foram relacionados a casos de sucesso de grandes empresas como Walmart e Samsung e, assim, percebe-se que economia comportamental é uma esfera adicional de apreciação das empresas em conjunto e / ou adicionalmente às suas estratégias de preço, canal, promoção e produto dado as tendências de consumo segmentado / especializado e menor tempo disponível dos consumidores para tomada de decisão na sociedade atual.71 p.Portuguêsancoragem, enquadramento, contexto, tomada de decisão, viés preço, volume, racionalidade, estratégia e economia comportamental.Impacto da ancoragem de preço, framing e contexto na tomada de decisão e suas implicações na formação de preço de ativosmaster thesis