Moita, Rodrigo Menon SimoesMartin, Eduardo Ramos2021-09-132015-09-292021-09-132015-09-292013https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/786São muitos os desafios no setor de aviação civil no mundo, no Brasil ainda mais, já que os custos são vinculados a duas principais commodities dólar e Petróleo, de forma que oscilações nessas podem gerar prejuízos letais às empresas. Além desses fatores, restrições associadas à infraestrutura limitam o crescimento do setor, de forma que as empresas têm de disputar acirradamente os mercados existentes. Entender as variáveis que os consumidores levam em conta para a escolha da companhia aérea é uma necessidade para manter-se no mercado. Este trabalho desenvolve uma proposta de modelagem de escolha do consumidor, analisando a sensibilidade a preço, qualidade da oferta, pontualidade e eventuais preferências por marca. A maior parte dos trabalhos desse gênero mantém foco específico em um mercado ou em uma variável. Este trabalho, no entanto, tem como principal característica a amplitude da base de dados utilizada, contando com 36 mercados brasileiros, ao longo de 22 meses e com uma trajetória de preços composta por três observações. O modelo proposto permite identificar a sensibilidade que o consumidor tem simultaneamente, às variáveis citadas acima para diferentes agrupamentos de mercados. O modelo permite também observar a perda de bem estar social quando há assimetria de share.48 p.PortuguêsIndustrial organizationDemand estimationCivil aviationLOGITOrganização industrialEstimação de demandaAviação civilLOGITAplicação de modelo LOGIT na estimação de demanda por passagens aéreas.master thesis