Sanvicente, Antonio ZorattoCoutinho, Pedro Luiz Penna2021-09-132015-09-302021-09-132015-09-3020112011https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/811Os ativos intangíveis têm atraído, ultimamente, especial atenção do ambiente de negócios. Uma evidência desse fenômeno pode ser verificada pela diferença entre o valor de mercado e o valor contábil das empresas cotadas em bolsa. É evidente que existe uma demanda para uma melhor compreensão sobre o impacto desses ativos dentro das organizações. Recentemente, os estrategistas têm feito grande esforço na melhor compreensão de como os ativos intangíveis afetam o desempenho, dada a sua maior participação nas despesas de capital das empresas. Esta pesquisa visa estudar o desempenho de uma carteira de empresas com marcas de alto valor, uma importante classe dos ativos intangíveis. Para isso, estudou-se o desempenho de carteiras de empresas brasileiras negociadas na BOVESPA, em uma tentativa de destacar a criação de valor associado a uma marca valiosa..70 p.PortuguêsMarcasDesempenhoModelo de Três fatoresBrandsPerformanceThree-factor modelDesempenho de empresas com marcas valiosasmaster thesis