Araujo, Michael ViriatoBaldo, Felippe Naccarato2021-09-132017-12-212021-09-1320162017-12-2120162016https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1724O presente trabalho tem por objetivo testar a metodologia de Piotroski (2000) adaptada por Lopes e Galdi (2007) com dados recentes (2005-2015), com a motivação de averiguar se a estratégia ainda forneceria retornos anormais no mercado brasileiro. Os resultados demonstraram que um investidor poderia ter alterado os retornos médios, ajustado ao mercado (diferença entre o retorno da carteira e o retorno do portfólio de Mercado, caracterizado como o índice IBrX-100, no mesmo período), de um ano (dois anos) de sua carteira de ações de alto book-tomarket de 6,8% (16,2%) para 26,3% (38,2%) através deste método de seleção. Os testes estatísticos da eficácia da estratégia para diferentes níveis de tamanho, liquidez e endividamento das empresas apresentaram que a estratégia foi significativa em distinguir as firmas com boas performances das de performances ruins para todos os níveis de tamanho e diferentes níveis de liquidez e endividamento. O maior benefício foi encontrado em empresas de médio tamanho, baixa liquidez e alto nível de endividamento. O sucesso nos resultados obtidos sugere que o índice do Score de Piotroski tem capacidade de identificar as empresas que estão passando por mudanças de melhoria no desempenho, e que o mercado não processa completamente as implicações deste conjunto de indicadores financeiros passados nos preços atuais das ações.48 p.PortuguêsTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.Estratégia de valorScore de PiotroskiVPA/PAnálise fundamentalistaPiotroski scoreValue investingFundamental analysisBook-to-market ratioEstratégias de investimentos baseadas em informações contábeis: teste empírico do Score de Piotroski no mercado brasileiromaster thesis