Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.Gonçalves, Adalto BarbaceiaStanjek, Gunther Kolody2019-02-222021-09-1320182019-02-222021-09-1320182018https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1861As fusões e aquisições se tornaram uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas para expandirem seus negócios. Este estudo tem como objetivo analisar se o anúncio da fusão entre a TRIP Linhas Aéreas e a Azul Linhas Aéreas ocorrido em maio de 2012 teve um efeito pró-competitivo ou anti-competitivo para o setor aéreo brasileiro. A competividade do setor foi medida através do estudo de eventos, através da analisa dos efeitos ocorridos nos preços das ações das empresas que atuam no setor aéreo brasileiro antes e depois do anúncio da Fusão entre as duas companhias. O intuito é calcular se o evento ocorrido gerou algum desvio do resultado esperado (retorno anormal) dos preços das ações. O evento considerado foi o anúncio da Fusão entre as duas companhias ocorrido no dia 28 de maio, e uma janela de estimação de 200 observações das cotações de fechamento das ações da Latam e da GOL. Através da metodologia do estudo de eventos, por meio do cálculo do CAR para uma janela de eventos com 21 observações, com os 10 pregões anteriores, 10 pregões posteriores ao anúncio da fusão e o pregão do dia do anúncio, em todas as janelas o CAR se mostrou relevante e em três das quatro janelas o CAR foi negativo. Evidenciando que o mercado acionário tomou o processo de F&A como anticompetitivo para o setor.34 f.PortuguêsCompetividade. Fusões e Aquisições. F&A. Fusão Azul-Trip. Estudo de Eventos. Aviação. Retorno anormal. BrasilImpacto do anúncio de fusões e aquisições sobre a competividade do mercado: um estudo de caso da fusão Trip Linhas Aéreas – Azul Linhas Aéreasbachelor thesis