TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMNakagawa, Marcelo HiroshiPerin, João Felipe Pianna2023-05-232023-05-232022https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5637A inovação é uma área crítica para a determinação de vantagem competitiva de empresas. Nas últimas décadas, algumas corporações optaram por adotar modelos de Corporate Venturing, em que se estreita o relacionamento com startups de interesse, ocasionalmente na forma de investimentos, na configuração de Corporate Venture Capital. A importância da estratégia se torna evidente ao avaliar o valor investido e o número de aquisições feitas nesse tipo de modelo, ambos com um marcante crescimento no período recente. Apesar do grande volume movimentado em países desenvolvidos, o mercado brasileiro deste tipo de investimento ainda se mostra incipiente, o que evidencia a necessidade de pesquisa local sobre o tema. Destaca-se, como área de interesse, o setor financeiro, que aborda o maior número de fundos nesse sentido e mostra grande potencial de disrupção, como já observado pelas mudanças causadas por novas regulações e novos modelos de negócio. Como foco do estudo, foi escolhido o BoostLAB, braço de corporate venturing do BTG Pactual. Este estudo se propõe a compreender quais foram os fatores determinantes para o sucesso do programa de corporate venture capital desenvolvido pelo BTG Pactual e quais os principais aprendizados que podem ser aplicados a outras iniciativas similares.36 p.DigitalPortuguêsCorporate VenturingCorporate Venture CapitalBankingFintechInovaçãoMercado FinanceiroCorporate Venture Capital em Banking no Brasil: um Estudo de Caso sobre o BoostLABbachelor thesisCorporate VenturingCorporate Venture CapitalBankingFintechInnovationFinancial Markets