Rocha, Ricardo HumbertoTakahashi, Enzo Takeshi Pastana2024-04-162024-04-162023https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6542Este estudo busca entender como empresas brasileiras divulgam informações relevantes sobre suas práticas ESG (em português, ASG – ambiental, social e governança) para o mercado. Para essa pesquisa, foi realizado uma abordagem de Topic Modeling e uma análise da frequência de palavras relacionadas ao tema nos formulários de referência do ano de 2022 de companhias que fazem parte do ISEB3 (Índice de Sustentabilidade de B3) e de companhias fora do índice. Os resultados mostram que, nesse documento, não é possível encontrar evidências de que as companhias que participam do ISEB3 divulgam mais vigorosamente suas práticas ESG do que companhias que não participam.This study aims to understand how Brazilian companies disclose relevant information about their ESG (environmental, social and governance) practices to the market. For this research, it was done a Topic Modeling approach and an analysis of the frequency of ESG related words in their 2022 reference forms (formulário de referência) of companies that participate in the ISEB3 (B3 Sustainability Index) and the ones that don’t. The results show that, in this document, it’s not possible to find evidence that being in the ISEB3 implies on a stronger discloser of ESG practices.Digital34 p.ptESGFormulário de ReferênciaISEB3ESGReference FormISEB3Divulgação de medidas Esg por empresas brasileirasTrabalho de Conclusão de Curso