ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZOGarcia, Maria Pia de Siqueira2021-09-132015-10-132021-09-1320122015-10-1320122012https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/946Este artigo tem como objetivo investigar se as aquisições realizadas por empresas brasileiras fora do país nos últimos 15 anos têm gerado valor a seus acionistas. Além disso, é realizada uma análise empírica dos fatores determinantes desse sucesso, com base nas teorias institucional, sociocultural e de aprendizagem organizacional. Os resultados do estudo são condizentes com a teoria e contribuem para a literatura e para a comunidade empresarial ao indicar que de fato as investidas além de fronteiras de companhias do Brasil criam valor – o qual é positivamente impactado quando a distância cultural entre os países da adquirida e adquirente é baixa ou média e quando o ambiente institucional no qual a empresa alvo se encontra é desenvolvido. Já a relação entre as experiências anteriores das brasileiras em fusões ou aquisições internacionais e o desempenho de uma nova aquisição fora do país segue o formato de U-invertido. Estes resultados enfatizam a relevância de se considerar as implicações de diferentes características de uma potencial fusão ou aquisição na estratégia de internacionalização de uma empresa.72 p.PortuguêsFusões e aquisições além de fronteirasInternacionalizaçãoGeração de valorTeoria institucionalAprendizagem organizacionalnternationalizationValue creationInstitutional TheoryOrganizational learningCriação deValor em fusões e aquisições além de fronteiras: uma análise empírica do caso brasileiromaster thesis