DANNY PIMENTEL CLAROSilva, Gustavo Walch Aurelio Da2021-09-132021-04-132021-09-1320192021-04-1320192019https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2703O sucesso na gestão de categoria é um desafio para varejistas de bens de consumo e pesquisadores. Entretanto, mesmo havendo pesquisas nesta área, ainda há ausência de estudos nos efeitos do varejista em mudar para a gestão de preços de categorias sob a ótica de maximização de vendas (BASUROY; MANTRALA; WALTERS, 2001). Logo, por haver pouca pesquisa empírica, buscou-se com este trabalho explorar o efeito do desconto de preços, juntamente com variáveis de ambiente de varejo nas vendas da categoria café. Os dados para este estudo foram coletados e instrumentalizados via scanner data panel oriundos de startup atuante no varejo de bens de consumo. Os dados são referentes a 120 varejistas, 38 marcas de café da cidade de São Paulo e foram levantados no prazo de 53 semanas entre 2017 e 2018. Um modelo quantitativo foi elaborado usando-se regressão linear múltipla (GLS) para vendas da categoria e volume de marca. Com isso, encontrou-se que a gestão de preços impacta nas vendas da categoria, que aumentam quando os descontos de marcas aumentam, e também quando a capacidade de atendimento aumenta e o potencial de mercado cresce de certa forma. Este trabalho é uma fonte útil de informações no contexto de gestão de categoria e fornece um modelo quantitativo aos gestores, sejam varejistas ou fabricantes, para a gestão de desconto em preços, as quais podem ajudá-los a aumentar as vendas e o lucro. A inclusão de atributos internos e externos dos varejistas, juntamente com dados sociodemográficos e hábitos de compra do cliente podem enriquecer ainda mais os resultados deste estudo. Sendo assim, este trabalho atende a uma necessidade identificada de informações e recursos necessários para o contexto acima e oferece orientação para varejistas e fabricantes.74 p.PortuguêsBens de Consumo, Desconto de Preços, Gestão de Categoria, Promoção, Varejo, Vendas.Consumer goods, discount pricing, category management, sales promotion, retail, sales.Efeitos da gestão de preços do varejo nas vendas da categoria de cafémaster thesis