Lopes, Raquel AparecidaSeixas, Catharine PrataNeves, Sylvia Lia Grespan2024-10-112024-10-1120242237-0153https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7055Este estudo tem como objetivo examinar evidências da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes do curso de Pedagogia, além de refletir sobre a inclusão da disciplina de Libras no ensino superior e sua relevância na formação inicial de professores. Foi adotada uma abordagem qualitativa, investigando-se 10 estudantes de uma instituição privada de ensino superior no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um instrumento no qual o pesquisador apresenta 2 frases em Libras, que os estudantes devem identificar e registrar. A análise dos dados revelou um baixo domínio dos estudantes na compreensão de estruturas frasais em Libras, indicando despreparo para atuar na educação de pessoas surdas e a necessidade de reavaliar a organização da disciplina de Libras nos currículos do ensino superiorThis study aims to examine evidence of learning of the Brazilian Sign Language (Libras) by students on the Pedagogy course, in addition to reflecting on the inclusion of the Libras discipline in higher education and its relevance in initial teacher training. A qualitative approach was adopted, investigating 10 students from a private higher education institution in the State of São Paulo. Data were collected using an instrument in which the researcher presents 2 phrases in Libras, which students must identify and record. Data analysis revealed low mastery of students in comprehension phrase structures in Libras, indicating unpreparedness to work in the education of deaf people and the need to reevaluate the organization of the Libras discipline in higher education curricula.Digitalp. 251-261PortuguêsFormação de ProfessoresLibrasPedagogiaTeacher trainingLibrasPedagogy.A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher trainingLIBRAS LEARNING IN INITIAL TEACHER TRAININGjournal article