TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMKomatsu, Bruno KawaokaNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOOliveira, Pedro Augusto CostaViotti, Leonardo2023-12-182023-12-182017https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6229Esse artigo busca descrever a trajetória da desigualdade educacional, para entender as origens da desigualdade regional no Brasil. Combinamos diversas fontes de dados históricos do final do século XIX e início do século XX, para construir medidas precisas de estoque de pessoas por escolaridade e o índice de Gini educacional, de 1900 a 2000 para o Brasil e suas regiões. Nossos resultados mostram que a elevada desigualdade educacional do início do século passado não diminuiu até 1920, declinando lentamente entre 1920 e 1950 e mais rapidamente a partir de então. Além disso, nossos resultados mostram que os níveis de desigualdade educacional de cada região brasileira, que eram semelhantes entre si em 1900, tiveram trajetórias diferenciadas, declinando mais rapidamente nas regiões Sul e Sudeste.41 p.DigitalPortuguêsEducaçãoDesigualdadeÍndice de GiniA História da Educação e as Origens da Desigualdade Regional no BrasilPolicy PaperEducationInequalityGini Index