ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTESouza, Rafael Borges De2021-09-132015-09-282021-09-132015-09-2820132013https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/769Este trabalho tem o objetivo de apresentar os diferentes impactos causados pela entrada de fornecedores internacionais em uma indústria de autopeças brasileira. Uma vez que a globalização e o aumento da competitividade nos diferentes mercados fizeram com que as empresas mudassem a maneira de fazer negócios, importantes decisões estratégicas na gestão da cadeia de suprimentos, como a terceirização (“outsourcing”) e a compra de produtos junto a fontes internacionais (“global sourcing”), se tornaram fundamentais para que as indústrias de autopeças brasileiras se mantivessem competitivas. Através de uma revisão de literatura sobre a gestão da cadeia de suprimentos, análise “fazer ou comprar”, estratégia de compras e global sourcing, e de dados coletados junto a uma indústria de autopeças brasileira, este trabalho pretende mostrar que a compra de um produto junto a duas fontes de fornecimento, ao invés de uma única fonte, pode gerar um impacto financeiro importante à empresa compradora. Além disso, mostrará que esse impacto pode ser ainda maior se a segunda fonte de fornecimento se tratar de um fornecedor internacional. O trabalho mostrará também que existem riscos de uma possível diminuição dos níveis de qualidade do fornecedor local e de um possível aumento no nível de inventário da empresa compradora, mas que esses riscos podem ser mitigados e que a empresa compradora deve adotar a estratégia de compras que mais esteja alinhada à sua estratégia competitiva.56 p.PortuguêsGestão da cadeia de suprimentosEstratégia de comprasGlobal sourcing; autopeçasSupply chain managementPurchasing strategyGlobal sourcingAuto-partsImpactos da entrada de fornecedores internacionais em uma indústria de autopeças brasileiramaster thesis