Moita, Rodrigo Menon SimõesMargarido, Aluizio Bomfim2021-09-132021-04-162021-09-1320182021-04-1620182018https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2740Os aeroportos podem ser apontados como uma das grandes ferramentas para o desenvolvimento econômico de um país. O planejamento de infraestrutura aeroportuária depende muito dos dados macroeconômicos e principalmente da taxa de crescimento do PIB. No Brasil, após a concessão dos aeroportos evidenciou-se a dificuldade dos gestores em mensurar a respectiva eficiência de um aeroporto. Estudos internacionais apontam a metodologia DEA- Data Envelopment Analysis como sendo a mais apropriada para este tipo de mensuração. Desta forma, este estudo objetivou apresentar a utilização da DEA para mensurar a eficiência dos aeroportos brasileiros, levando em consideração os parâmetros de infraestrutura, quantidade de passageiros e nível de satisfação. Na conclusiva deste estudo foi possível observar que a utilização do DEA é capaz de servir como ferramenta de tomada de decisão e subsidiar o planejamento dos investimentos e intervenções, no curto e médio prazo, e podem ser ampliados para quaisquer outras áreas avaliadas pelas notas da pesquisa de satisfação, como área comercial, área de segurança, pátios, pistas e etc. Além disso, a utilização dos critérios de eficiência e satisfação dos usuários deveria ser um instrumento para premiar os aeroportos que estão na curva de eficiência, já que muitos dos fatores dependem de custos de trabalhos com terceiros.50 p.PortuguêsMedida de Eficiência; Aeroportos; Metodologia DEAEfficiency Measure; Airports; DEA MethodologyAnálise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos Brasileirosmaster thesis