Madalozzo, Regina CarlaShinohara, Ivy Suemi2021-09-132021-05-232021-09-1320202021-05-2320202020https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2845A sociedade moderna abriu espaço para que outras formas de estrutura familiar que não a tradicional formação - pai e mãe juntos - pudessem coexistir: pais e mães solteiros ou com outros cônjuges que não o pai/mãe da criança/adolescente. Esta mudança na dinâmica familiar impacta a formação de crianças e jovens, e entender como se dão as interações com outros fatores, como sexo, raça, localização da residência, região e renda pode ajudar a direcionar ações e políticas que se contraponham aos percalços e condições contrárias à conclusão do ensino fundamental e médio. Assim, o presente estudo buscou analisar as influências que as diferentes composições familiares, bem como outros fatores influenciam na conclusão do ensino fundamental e transição pelo médio dos adolescentes entre 15 e 18 anos no Brasil e a evolução deste quadro ao longo de dezessete anos. Para tanto foram utilizados dados extraídos da PNAD e PNAD contínua do site do IBGE dos anos de 2002, 2012 e 2019; e o que se concluiu é que adolescentes que moram com ambos os pais possuem probabilidades maiores de sucesso educacional (no sentido aqui estudado) do que aqueles que vivem em famílias com outra composição parental; seguido de adolescentes que vivem apenas com a mãe, adolescentes que vivem com a mãe/pai e cônjuge e, por último, aqueles que vivem apenas com o pai.34 p.PortuguêsEstrutura Familiar; Educação; Adolescentes; FormaçãoFamily Structure; Education; Adolescents; SchoolingUma análise sobre os efeitos da estrutura familiar no nível escolar de adolescentes brasileirosmaster thesis