Curi, Andréa ZaituneNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO2022-10-282022-10-2820141517-7580https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4561Neste trabalho nós investigamos a relacão entre o desempenho na escola e os salários para os jovens brasileiros. Nós calculamos a média salarial e o desempenho para cada grupo definido por estado/gênero/cor para examinar se a qualidade do aprendizado, medida pelos resultados dos exames de proficiência da geração nascida em 1978 no final do ensino médio (1995), afeta os salários recebidos por esta geração cinco anos depois, medido no censo de 2000. Corrigimos o problema de viés de seleção advindo das migrações e do alto nível educacional da amostra usando o modelo de seleção de Dahl (2002). Além disto, nós utilizamos os insumos escolares como instrumentos para a proficiência. Os resultados mostraram que o desempenho nos exames de matemática de uma geração afeta o seu salário 5 anos depois, com uma elasticidade de 0,3.p. 261–274DigitalInglêsDesempenho escolarSaláriosViés de seleçãoFunção de produção educacionalModelo de RoyThe relationship between school performance and future wages in Braziljournal articleSchool performanceWagesSelection biasEducation production functionRoy modelhttp://dx.doi.org/10.1016/j.econ.2014.08.00115