EDUARDO CORREIA DE SOUZALuz, Victor Eduardo Braga2021-09-132015-09-212021-09-132015-09-212015https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/712O estudo da educação se torna cada vez mais importante, principalmente com a introdução do capital humano nos modelos de crescimento econômico. O presente trabalho testa, para o caso brasileiro, a predição de Aghion et al (2005), de que quanto menor for a distância de um estado em relação à fronteira, maior deve ser a alocação dos investimentos educacionais nos níveis superiores. São incluídos no modelo dados relativos à qualidade de ensino para três níveis educacionais. Os resultados obtidos através do cálculo dos parâmetros pelo método de mínimos quadrados ordinários foram na mesma direção dos resultados obtidos por Aghion et al (2005), mesmo com a inclusão da qualidade da educação no modelo40 p.PortuguêsQualidade da educaçãoDistância da FronteiraCrescimento econômicoEducation qualityDistance to the frontierEconomic growthQualidade da educação e crescimento econômico: uma abordagem entre estados brasileirosmaster thesis