Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOBarbosa, Felipe Condado2015-03-042021-09-132015-03-042015-03-042021-09-1320112011https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/492Este trabalho examina os fatores determinantes para a entrada de escolas privadas no mercado de educação brasileiro. Aliado às análises descritivas sobre as variáveis encontradas na literatura, principalmente no trabalho de Hsieh & Urquiola (2003), estima-se um modelo de resposta binária para avaliar quais são os fatores significantes em nível municipal que explicam a presença de instituições privadas. Além disso, determinam-se quais variáveis tem maior impacto na tomada de decisão das escolas privadas. Para tanto, utlizam-se dados do Censo Escolar 2009, Censo Demográfico 2000 e Ipeadata. Conclui-se que os principais determinantes são o tamanho do mercado educacional (população em idade escolar), a renda per capita, a desigualdade de renda, desigualdade educacional e o rendimento dos professores do ensino público. Ainda, observa-se que o maior impacto positivo na probabilidade de haver uma escola privada vem do tamanho do mercado, seguido pela desigualdade de renda, a renda per capita e a desigualdade educacional. Por outro lado, verificou-se que o rendimento dos professores das escolas privadas exerce impacto negativo sobre a probabilidade de interesse.36 f.PortuguêsEnsino privadoProbitTomada de decisãoOs fatores determinantes para entrada de escolas privadas no mercado de educação brasileirobachelor thesis