O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORAndrade, Eduardo de Carvalho2023-07-172023-07-172009https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5803Esse trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, apresenta os seus problemas e contribuições. Sobre os rankings oficiais brasileiros, conclui-se que: (i) MEC tem uma política distinta para o ranking no ensino superior vis-à-vis ao do ensino médio – no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da qualidade da educação; (iii) a escolha ad-hoc dos pesos dos componentes do ranking da graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos de confiança dos valores adicionados estimados.18 p.DigitalPortuguêsRankingsValor AdicionadoComportamento OportunísticoRankings em educação: tipos, problemas, informações e mudançasworking paperRankingsValue AddedOpportunistic BehaviorBEWP 069/2009