TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMGUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIROShinomata, Rafael2023-06-162023-06-162021https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5725Esta pesquisa analisa o comportamento de gasto dos consumidores antes e depois da contratação de um novo cartão de crédito isento da tarifa de anuidade. Considerando o cenário mais competitivo com o surgimento de novos players no mercado de meios de pagamentos com estratégias de ofertas agressivas, é investigado se os clientes que contratam o produto sem anuidade aumentam seus gastos, se comparado aos clientes que não contratam. O estudo foi realizado por meio de uma análise Difference in Differences (DiD), utilizando uma base de dados oriundas de uma das maiores instituições financeiras do Brasil e contendo informações sobre região, idade, gênero e valor gasto no cartão de crédito de janeiro a agosto de 2021. Os resultados sugerem que os indivíduos que contratam um cartão de crédito sem anuidade aumentam os seus gastos em 35% no terceiro mês após a contratação, se comparados aos indivíduos que não contratam.25 p.DigitalPortuguêscartão de créditotarifa de anuidadecomportamento de gastoSpendingA isenção da tarifa de anuidade impacta os gastos de consumidores com cartão de crédito?master thesisAnnual FeeSpending BehaviorCredit Card Spending