Gramani, Maria Cristina NogueiraGarcia, Sonia Consuelo Filippelli2021-09-132015-09-282021-09-1320132015-09-2820132013https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/775O objetivo desta dissertação foi avaliar e comparar a eficiência educacional dos municípios e capitais do Brasil. Através da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) foram calculados índices de eficiência e gerado um ranking dos municípios no contexto Brasil e individual por estado, permitindo a identificação dos determinantes da eficiência e dos potenciais de melhoria. Os resultados sugerem que, em geral, mantendo-se os atuais níveis de recurso, existe oportunidade de melhoria na nota do IDEB e na taxa líquida de escolarização, mas que o maior potencial para o aumento da eficiência está na redução das taxas de abandono. As capitais das regiões Sul e Sudeste, no contexto dos seus estados, não foram consideradas eficientes, o mesmo não ocorrendo com as capitais do Norte e Nordeste.76 p.PortuguêsEficiência educacionalAnálise envoltória de dadosEnsino públicoEducational efficiencyData Envelopment AnalysisPublic educationEducação no Brasil: o desempenho dos municípios e das capitaismaster thesis