O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORLopes, Carlos Eduardo M.Moita, Rodrigo Menon Simões2023-07-252023-07-252013https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5955Este artigo estima a demanda por meios de transporte na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e analisa o efeito de políticas públicas de transporte sobre as escolhas dos usuários e, em última instância, sobre o trânsito da cidade. Estimamos um modelo logit usando dados da Pesquisa Origem e Destino do Metrô. Os resultados mostram que a introdução de corredores de ônibus tem pouco efeito sobre a escolha dos usuários, e que estações de metrô provocam migração de usuários do ônibus para metrô e carro. Por outro lado, políticas que afetam o custo de uso do carro se mostraram mais eficazes. Simulações feitas sobre a introdução de um pedágio urbano mostram que a cobrança de pequenas taxas causariam uma redução substancial no número de veículos em circulação: pedágios que cobrassem 1 real ou 5 reais de quem circulasse pelo centro expandido da cidade reduziriam o trânsito de carros em 6% e 28%, respectivamente.26 p.DigitalPortuguêsestimação de demandalogittrânsitopedágio urbanoDemanda por Meios de Transporte na Grande São Paulo: Uma Análise de Políticas Públicasworking paperBEWP 185/2013