TATIANA IWAICosta, Vanessa Alves Da2021-09-132021-02-102021-09-1320202021-02-1020202020https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2682As empresas estão destinando grandes quantias de recursos em ética e compliance, visto que desvios de conduta deterioram os negócios. Os altos custos envolvidos forçam as organizações a encaminhar mais esforços para o tema. O problema, porém, é que diversos outros assuntos estão simultaneamente disputando atenção e recursos organizacionais nas empresas. A comunicação assertiva pode contribuir para a discussão ao abordar os esforços e as táticas usadas pelos colaboradores para atrair atenção organizacional para determinada ideia ou questão de interesse. Avalia-se nesse trabalho em pesquisa quantitativa, realizada por meio de questionário on-line, a efetividade da comunicação em dilemas éticos para determinados tipos de linguagem - moral ou econômica. Além disso, avalia-se a identidade moral do receptor como moderador. Os resultados confirmam a efetividade das linguagens, ainda que essa influência seja negativa para linguagem econômica. São discutidas também a implicações para as teorias que abordam táticas de influência e ética, e contribuições para a prática organizacional.45p.PortuguêsÉticaComunicaçãoLinguagem MoralLinguagem EconômicaIdentidade MoralEthicsCommunicationMoral LanguageEconomic LanguageMoral IdentityEfetividade da comunicação em dilemas éticos: uma análise a partir do uso de linguagem moral ou econômicamaster thesis