Barros, Henrique MachadoQuartarolo, Cinthia Mazziero2021-09-132015-09-302021-09-132015-09-3020112011https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/808A provisão de serviços de telefonia no Estado de São Paulo é feita por uma empresa concessionária que subcontrata prestadoras de serviços técnicos. As atividades desempenhadas por essas subcontratadas não vêm sendo bem avaliadas pela Agência Reguladora responsável. O objetivo deste trabalho é investigar se a distância geográfica entre a concessionária e as subcontratadas dificulta o monitoramento das atividades desempenhadas pelos agentes e se isso gera impactos no desempenho das subcontratadas. Usando Análise Envoltória de Dados obtém-se o ranking de eficiência relativa entre as subcontratadas e calcula-se a correlação entre a distância e a eficiência. Os resultados revelaram que quanto maior a distância, pior a eficiência relativa da empresa subcontratada.56 p.PortuguêsContratosMonitoramentoTelecomunicaçõesEficiênciaDEAContractsMonitoringTelecommunicationEfficiencyDEAMonitoramento e eficiência dos agentes: evidências do setor brasileiro de telecomunicaçõesmaster thesis