Moita, Rodrigo Menon SimõesNashiro, Arnaldo2021-09-132015-10-192021-09-132015-10-192008https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/999O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da clandestinidade1 no ambiente competitivo do setor de revendas de GLP doméstico2. Revendas clandestinas podem ter um impacto diferente na competição, tanto por terem custos distintos (Ex: sonegação fiscal e não cumprimento das normas de segurança adequadas à comercialização deste produto) quanto por diferenças em termos de poder de mercado. Estimamos um modelo de entrada inspirado na publicação de Bresnahan & Reiss (1991) para mensurar o impacto que a entrada de novas firmas tem no poder de mercado das firmas existentes e quais são as diferenças observadas entre revendas clandestinas e regulares. A base de dados foi elaborada pelo autor usando uma “cross section” do número de revendas regulares e clandestinas para uma amostra de 469 municípios brasileiros. Os resultados mostram que as firmas clandestinas aumentam a competição quando entram nos mercados, uma vez que o tamanho de mercado para a entrada de uma clandestina é superior ao tamanho de mercado necessário para a entrada de uma firma regular, em um primeiro momento. Os efeitos competitivos decaem rapidamente tanto com firmas regulares quanto com clandestinas, sendo que, com aproximadamente 4 firmas, o grau de poder de mercado é mínimo.51 p.PortuguêsModelo de entradaProbit ordenadoCompetiçãoClandestinidadeRevendas de GLP domésticoEntry modelsOrdered probitCompetitionNon-regular firmsDomestic LPG revenuesO impacto da clandestinidade na competição de revendas GLP doméstico no mercado brasileiramaster thesis