Gomes, Fábio AugustoSantos Júnior, Sérgio Roberto Gomes Dos2021-09-132015-12-072021-09-1320102015-12-0720102010https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1208Esse trabalho testa a hipótese de existência de anomalias de mercado financeiro no Brasil. Para o teste dessa hipótese são utilizados modelos com variáveis dummies captadoras de anomalias de calendário, sendo a base amostral os resíduos dos modelos CAPM e Fama- French. Com isso, são testadas evidências de anomalias referentes ao efeito tamanho da empresa, efeito book-to-market e efeito calendário. Os efeitos dia-da-semana e mês-do-ano são as anomalias de calendário testadas nesse estudo. A amostra analisada consiste em 79 empresas contadas na Bovespa no período de junho de 2007 a fevereiro de 2010.58 p.PortuguêsAnomaliasSazonalidadesEfeito dia-da-semanaEfeito mês-do-anoMercado EficienteFama e FrenchAnomaliesSeasonalityThe-day-of-the-week effectThe-month-of-year effectEfficient marketAnomalias de mercado financeiro: caso brasileiromaster thesis