Ferreira, Luciana Carvalho de MesquitaTuribio, Mariana Miguel2021-09-132021-04-142021-09-1320192021-04-1420192019https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2713A discussão e o debate sobre o papel social das empresas vêm se aprofundando nos últimos anos. Ainda que não haja um consenso acadêmico sobre aspectos relevantes do tema, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) já possui lugar de destaque na realidade diária dos executivos no mundo empresarial. Um dos aspectos relevantes da ação social de empresas é a sua relação com os funcionários, que são stakeholders fundamentais para o sucesso da empresa. A literatura recente sugere que a RSC aumenta a identificação funcionário-empresa e pode ser uma fonte de satisfação e motivação dos funcionários. No entanto, poucos autores testam empiricamente a relação entre RSC e a percepção de uma empresa por seus funcionários. O objetivo primário desse estudo é então preencher esta lacuna da literatura e testar a hipótese de que há uma associação entre o engajamento e desempenho das empresas em RSC e uma percepção mais favorável dos funcionários. Através de dados públicos coletados, foram avaliadas 82 empresas de capital aberto no Brasil entre o período de 2014 a 2017. A partir da análise estatística destes dados foi possível concluir que, quanto maior o engajamento em RSC, mais favorável é a percepção da empresa pelos funcionários.55 p.PortuguêsResponsabilidade Social Corporativa. Percepção dos funcionários. Identidade organizacional.Corporate Social Responsibility. Employee perception. Organizational identity.Relação entre responsabilidade social e a percepção da empresa pelos funcionários no Brasilmaster thesis