Ribeiro, Paulo Sergio OliveiraPAULO SERGIO OLIVEIRA RIBEIROMendes, Guilherme Mucci2024-04-112024-04-112023https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6521Este estudo tem por objetivo investigar a hipótese de que os resultados esportivos do Campeonato Brasileiro de futebol afetam o humor dos agentes econômicos e, por consequência, o mercado de ações. É proposta uma expansão do estudo feito por Bankers (2014). Essa relação é investigada utilizando dados diários da BM&F Bovespa, no período de 02 de Janeiro de 2003 até 31 de Março de 2021, e todos os jogos do Campeonato Brasileiro da Série A disputados nesse período. O método utilizado para análise é o de regressão linear múltipla em dois estágios. Usando esses modelos, não foram encontrados retornos anormais estatisticamente significativos no mercado de ações brasileiro após as partidas de futebol. Esses resultados indicam que não podemos descartar a hipótese de que o mercado de ações brasileiro seja, sob esse aspecto, eficiente. As conclusões estão em linha com o encontrado na literatura e vão de encontro com os resultado obtidos por Ashton, Gerrard e Hudson (2003) e Edmans, Garcia e Norli (2007) em trabalhos anteriores relacionados ao assunto.This study aims to find any correlation between results from the Brazilian Soccer League and the Brazilian stock market. The hypothesis stated that football results have such an effect on investor mood that stock market returns are affected. It's proposed an expansion of Bankers (2014) study. By using data from the BM&F Bovespa over the period from 2 January 2003 to 31 March 2021, and all matches from Brazilian Soccer League players over that period this correlation is investigated. The method used in this correlation analysis is a two stages linear regression. Using these models, no statistically significant abnormal returns were found in the Brazilian stock market after soccer matches. These results indicate that we cannot deny the hypothesis that the Brazilian stock market is, under this aspect, efficient. The conclusions are in line with those found in the literature and differ from the results obtained by Ashton, Gerrard and Hudson (2003) and Edmans, Garcia and Norli (2007) in previous works on this subject.Digital46 p.ptEconomia comportamentalResultados esportivosRegressão em dois estágiosCampeonato brasileiroMercado de açõesBehavioral economicsSports resultsTwo stages regressionBrazilian soccer leagueStock marketFutebol como proxy para sentimento: evidência no mercado brasileiro de ações