O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTEGramani, Maria Cristina Nogueira2022-08-012022-08-0120110104403618094465https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3820Esta pesquisa analisou a eficiência educacional das Unidades Federativas (UF) do Brasil, relacionando o desempenho das instituições de Educação Básica com a qualidade alcançada pelas instituições do ensino superior. Além disso, investigou-se em qual nível da Educação Básica devem alocar-se esforços para melhoria da eficiência a educacional de cada UF. A eficiência educacional foi medida considerando a relação entre o Índice de qualidade do Ensino Superior (produto) e o desempenho da Educação Básica (insumos). O desempenho da educação básica levou em consideração o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), j· a qualidade do Ensino Superior foi determinada pelo Índice Geral de Cursos (IGC). Através de uma técnica denominada Data Envelopment Analysis, foram identificadas as UFs mais eficientes e as metas de melhoria para as menos eficientes. Os resultados indicaram ainda que, em geral, os anos iniciais do Ensino Fundamental merecem maior atenção por parte dos gestores e governantesp. 679-701DigitalPortuguêsEducação básicaEnsino superiorAnálise envoltória de dadoseficiência educacionalO impacto do desempenho das instituições de educação básica na qualidade do ensino superiorThe impact of the performance of basic education institutions in the quality of higher educationjournal articlebasic educationHigher educationData envelopment analysisEfficiency of education7219