TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLAROVisconde, Lucca2023-01-182023-01-182020https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5216Tendo em vista o crescimento significativo da poluição atmosférica nos últimos séculos e uma atual tendência global voltada à sustentabilidade e preservação ambiental, os veículos elétricos vêm adquirindo de forma rápida maior expressividade no mercado automobilístico, sobretudo em países desenvolvidos, indicando uma possível transformação de tal setor nos próximos anos. O presente estudo busca fazer uma simulação do impacto da frota de veículos elétricos na poluição atmosférica da Região Metropolitana de São Paulo, propondo diferentes cenários de análise para cada município, uma vez que, no Brasil, o mercado de veículos elétricos ainda se encontra em forma embrionária. Para tal, propõe-se observar uma série de fatores que possam ter influência sob os níveis de emissões de gases poluentes, desde condições meteorológicas e fatores relacionados à gestão ambiental até a observação de greves no transporte público ocorridas na última década nos municípios, buscando complementar o estudo prévio de Stucchi (2018). A partir da utilização do método de cross section e considerando o ano de 2017 como o período de análise, o estudo busca confirmar a hipótese supracitada, fornecendo resultados robustos e consistentes de modo a indicar a importância do mesmo para a área de pesquisa em questão.42 p.DigitalPortuguêsPoluição atmosféricaVeículos elétricosSão PauloSetor automotivoVeículos elétricos e seus impactos na poluição atmosférica da Região Metropolitana de São Paulobachelor thesisAir pollutionElectric vehiclesSão PauloAutomotive industry