TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMMARCO ANTONIO CESAR BONOMOPaiva, Guilherme Leite2024-03-052024-03-052022https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6459Esta dissertação é composta por três artigos independentes sobre o comportamento do investidor individual. O primeiro artigo estuda a relação entre a saliência de uma ação e as decisões de investimento dos investidores pessoa física. O estudo documenta que morar em uma cidade pequena que possui uma loja física de uma empresa listada na bolsa de valores mais do que dobra as chances de os indivíduos escolherem ações dessa empresa para day-trade. O segundo artigo fornece uma medida monetária fidedigna de lucros e prejuízos para todos os investidores que participam do mercado brasileiro de ações e de derivativos. O artigo investiga como o desempenho dos indivíduos se correlaciona com a sua riqueza e quais são as implicações desse desempenho para a redistribuição da riqueza por meio do mercado acionário. O estudo constata que os investidores com menor riqueza se saem pior, levando a um aumento na concentração de riqueza. O terceiro e último artigo examina como a mídia social pode afetar a atividade dos investidores no mercado acionário. O estudo descobriu que a atividade de negociação reduz quando a interação do investidor com as mídias sociais é prejudicada. Investidores negociando menos quando não podem acessar as mídias sociais corroboram a hipótese de que as mídias sociais são veículos de informações sobre o mercado, com potencial para reduzir fricções de informação e melhorar a liquidez do mercado.174 p.DigitalInglêsinvestidor pessoa físicaatividade do investidorsaliênciaatenção limitadaday-trademercado acionáriomercado de derivativosredistribuição de riquezaheterogeneidade no retornocomportamento contráriomídia socialdifusão de informaçõesEssays on Individual Investor Behaviordoctoral thesisretail investorinvestor activitylimited-attentionsalienceday-tradestock marketderivatives marketwealth redistributionreturn heterogeneitycontrarian behaviorsocial mediainformation diffusion