Martins, Sérgio RicardoSÉRGIO RICARDO MARTINSVelloso, Gustavo GhiraldeloFassina, Lucas Garcia2024-04-182024-04-182023https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6551O presente trabalho tem como objetivo agregar à discussão acerca da tomada de decisões envolvendo políticas públicas e trânsito de automóveis, assim como aplicar análises de efeitos de uma medida específica para exemplificar um processo real de mudança na legislação de trânsito, mensurando esses efeitos, ao utilizar o número de acidentes como proxy. Para tal, foram realizados processos com base em modelagem, tanto microeconômica quanto econométrica, por meio de alicerces da teoria dos jogos e de uma análise descritiva combinada a uma regressão de Poisson. Ao fim, os resultados encontrados visam avaliar um cenário de implementação de política pública.This paper aims to add to the discussion about decision making involving public policies and automobile traffic, as well as apply effects analysis of a specific measure to exemplify a real process of change in traffic legislation, measuring these effects by using the number of accidents as a proxy. To this end, processes were carried out based on modeling, both microeconomic and econometric, by means of game theory foundations and a descriptive analysis combined with Poisson regression. At the conclusion, the results seek to evaluate a public policy implementation scenario.Digital37 p.ptPolíticas PúblicasTrânsitoMicroeconomiaEconometriaPublic PoliciesTrafficMicroeconomicsEconometricsAvaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no BrasilTrabalho de Conclusão de Curso