TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.LUCIANA YEUNG LUK TAIParente, Renato Albertin2022-08-172022-08-172019https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4023O objetivo do presente trabalho é uma análise de quais fatores podem afetar o aprendizado do aluno na escola, mais especificamente no ensino fundamentel, buscando entender quais variáveis tem maior impacto na aprendizagem do aluno atráves de testes econometricos para buscar alternativas que diminuam o atraso destes alunos. O estudo está inserido na linha dos trabalhos que buscam compreender os diferentes fatores que influenciam o funcionamento das escolas, bem como sua qualidade, a partir da identificação de variáveis que impactam os resultados escolares, em particular o desempenho dos alunos medido pelos sistemas de avaliações brasileiros. Dessa forma, o estudo a seguir trará conceitos de econometria, análise de base de dados em Stata e por fim uma avaliação da possível melhoria da defasagem dos alunos no ensino fundamental brasileiro.18 p.DigitalPortuguêsEnsino fundamentalAnáliseDesempenho do alunosAvaliaçõesQuais variáveis podem afetar o aluno brasileiro do ensino fundamental no aprendizadobachelor thesisElementary SchoolAnalyzeStudent performanceAssessments