Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.Lazzarini, Sérgio GiovanettiAbreu, Thábata Borges de2015-03-122021-09-132015-03-122015-03-122021-09-1320112011https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/538O presente estudo propõe uma análise de viabilidade do modelo de concessão em blocos para o cenário de privatização aeroportuária brasileira. Para tal análise, foram construídos dois aeroportos modelo: com resultado operacional positivo- aeroporto- modelo superavitário, e com resultado operacional negativo- aeroporto modelo deficitário. Tais aeroportos- modelo foram considerados de maneira conjunta numa simulação de concessão em blocos, considerando eventuais ganhos de escala neste tipo de operação. A conclusão, sob os parâmetros e premissas propostos neste estudo, é a de que o modelo de concessão em blocos é uma alternativa viável para a privatização aeroportuária, economicamente atraente para o operador privado, uma vez que o Valor Presente Líquido dessa simulação é menos negativo quando comparado ao modelo de concessão unitária. No que concerne aos resultados do governo, isso significa menores gastos com subsídios e modelos de atração de investimentos para o caso dos aeroportos deficitários. Além disso, é esperado que a concessão em blocos estimule um desenvolvimento mais homogêneo da malha aeroviária do que a concessão unitária uma vez que obriga o operador privado a investir e procurar meios de tornar rentáveis as operações com aeroportos cujos resultados operacionais são negativos.33 f.PortuguêsAeroportosConcessão em blocosPrivatizaçãoAnálise do modelo em blocos para a concessão aeroportuária brasileirabachelor thesis