JOÃO MANOEL PINHO DE MELLOMolero, Lucas Sena2024-04-272024-04-272023https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6617The car rental sector increased relevance for Brazilian automakers has raised questions on the trade-offs born out of this relationship. Using the covid-19 pandemic as a natural experiment setup and the differences in differences methodology we find that car models that are often sold to car rental companies faced higher depreciation relative to retail-oriented car models during the pandemic. We also find that new car prices behaved similarly for both groups. These results suggests that the trade-off for car manufacturers is limited.O aumento da relevância das empresas de locação de carros para as montadoras de veículos gerou dúvidas sobre os trade-offs enfrentados nessa relação. Utilizando a pandemia de covid-19 como um experimento natural e o método de diferenças em diferenças encontramos que modelos de carros tipicamente vendidos para locadoras apresentaram maior taxa de depreciação do que os modelos mais direcionados ao varejo durante a pandemia. Também encontramos que o preço de carros novos se comportou de forma similar para os dois grupos de modelos. Os resultados sugerem um trade-off limitado para a montadoras.Digital40 p.enMicroeconomicsIndustrial OrganizationMarketing ChannelsCar RentalAutomobiles MarketMicroeconomiaOrganização IndustrialCanais de MarketingAluguel de veículosMercado automotivo.How car rental companies affect car prices?