GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIROShiramizu, Rodrigo Kenji2021-09-132019-06-292021-09-1320162019-06-2920162016https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2170Tendo como pano de fundo o mercado farmacêutico brasileiro, o presente estudo investiga se o conhecimento adquirido pela firma e a sua nacionalidade influenciam as suas escolhas de diversificação e se essas escolhas se alteram conforme a firma amadurece. De modo fundamental, a estratégia de diversificação envolve a escolha entre utilizar os recursos e conhecimentos disponíveis para expandir produtos/mercados familiares a firma ou investir em novos produtos/mercados que exigem o desenvolvimento de novos conhecimentos. Para testar esta relação, foram analisados os registros de medicamento aprovados pela ANVISA durante o período entre 2006 e 2015, totalizando 2.338 registros de medicamentos únicos de 110 firmas. Os dados foram analisados através de um painel de dados com o modelo de efeitos aleatórios. O resultado foi a não confirmação da hipótese de o conhecimento da firma influenciar as escolhas de diversificação. Todavia, a hipótese que a nacionalidade influencia a estratégia de diversificação foi parcialmente validada.42 p.PortuguêsTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.Estratégia de diversificação; Aprendizado organizacional; Dilema da multinacional; Mercado brasileiro; Indústria farmacêutica; Brasil.Estudo do efeito da idade e da nacionalidade das firmas farmacêuticas sobre as suas estratégias de diversificaçãomaster thesis